Lombalgia

A lombalgia ou  “dor nas costas”  pode ser definida como uma dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. 

É uma das queixas médicas mais frequentes, que se estima afetar 90% dos adultos ao longo da vida.

A lombalgia pode ser devida a múltiplas causas. Muitas vezes surge com a realização de um movimento brusco, ao pegar um objeto mais pesado ou de mal jeito e em posturas incorretas. Contudo, na maioria dos casos crônicos está relacionada com as alterações que ocorrem na coluna à medida que envelhecemos.

Outras causas podem ser lesão ou degeneração dos discos intervertebrais, artrose da coluna (espondilose), deslizamentos vertebrais  (espondilolistese), ou aperto da coluna (estenose vertebral). Embora a escoliose infantil ou do adolescente não provoque dor, no adulto pode associar-se à artrose e instabilidade da coluna levando ao aparecimento de queixas lombares.

O tratamento conservador (não cirúrgico),  está indicado na maioria das situações e é eficaz:

✔️Medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.💊💊

✔️ Fisioterapia.🚶🧎

✔️ Coletes ou cintas.

✔️O repouso pode ser necessário temporariamente.🛌🛌

Determinados pacientes podem se beneficiar de intervenções minimamente invasivas como infiltrações articulares, bloqueios nervosos ou radiofrequência.

Apesar de não ser possível evitar por completo a lombalgia, podemos adotar diversas atitudes que reduzem o seu impacto no dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida de quem sofre deste mal tão comum.